solte balão na lei .............solte sem fogo
Baloeiro sim,"criminoso" nunca!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Refletores de Radar

A todos os baloeiros,

Estou apresentando este acessório para acabarmos de vez a história de que balão não é avistado nos radares das aeronaves. Para nós pode ser fabricado com vareta de fibra e papel alumínio (metalizado) esse de cozinha. Vamos criar esse procedimento e divulgar para ser utilizado em todos os balões. Entra como acessório de segurança.

A grande importância para a segurança da aviação é oferecer visibilidade ao radar dos balões que ficarem por perto. Um radar pode estar fora do alcance do bolso dos baloeiros, mas um refletor de radar, não.

Refletores de radar são dispositivos passivos que amplificam a identificação de um balão na tela do radar. O tipo mais comum é constituído por 3 superfícies metálicas planas dispostas ortogonalmente, como o da foto ao lado, fixado junto a mandala, boca, antena etc.

O radar emite uma onda de rádio que, refletida por uma superfície, permite identificar a posição em que ela se encontra. Talvez a abordagem mais simples para entender o princípio de funcionamento do radar é associá-lo ao eco audível. Medindo-se o tempo de retorno do eco, pode-se conhecer a distância da superfície refletora. Em vez de ondas sonoras, o radar utiliza ondas eletromagnéticas (ondas de rádio). Pode-se associar o funcionamento do radar também ao reflexo de um raio de luz em um espelho. São analogias bem simplistas.

Dependendo do tipo, ajuste e potência do radar das aeronaves, e ainda de alguns outros fatores, o balão poderá aparecer melhor ou pior na tela. A efetividade da identificação é proporcional à reflexão oferecida pela superfície varrida, e não à área da superfície. Um obstáculo pequeno pode aparecer melhor na tela do que um grande, dependendo do quanto reflete. Quando há pouca reflexão, a indicação na tela do radar poderá ser nula ou confundida com interferências, ou só aparecer quando o alvo encontra-se muito próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário